Fátima Oliveira: Será que o PT está Esperando Godot?

Tempo de leitura: 3 min

Padilha, Mantega e Jo
Tolerância zero é o que, sem piedade, o fascismo merece

Fátima Oliveira, em OTEMPO

[email protected] @oliveirafatima_

“Tu sabes,/ conheces melhor do que eu/ a velha história./ Na primeira noite eles se aproximam/ e roubam uma flor/ do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem;/ pisam as flores,/ matam nosso cão,/ e não dizemos nada./Até que um dia,/ o mais frágil deles/ entra sozinho em nossa casa,/ rouba-nos a luz, e,/ conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./ E já não podemos dizer nada (…)” (“No Caminho com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa, poeta fluminense, Niterói, 6.3.1936).

Costumo recorrer à poesia em horas difíceis, quando quero colo, aconchego… O poeta nicaraguense Ernesto Cardenal (nascido em 20.1.1925) disse que “são os poetas que protegem o povo com a força das palavras”.

Defendo “tolerância zero” para palavras e atos que visam interditar o direito de ir e vir. Desde a primeira vez em que o ex-ministro Guido Mantega foi acuado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein (19.2.2015), fiquei zuretada por ele não ter registrado um Boletim de Ocorrência (BO)!

E cá com meus botões matutava: “Estão esperando o que para reagir à altura conforme os ditames da democracia? Se demorarem a tomar as medidas cabíveis, em breve nem sequer poderão aparecer numa janela! Ser tolerante com práticas fascistas tem resultado: mais fascismo”.

Acuaram o ex-ministro Alexandre Padilha no restaurante Varanda Grill, no Itaim Bibi (15.5); depois, novamente Mantega no restaurante Aguzzo, em Pinheiros (23.5); e, pela terceira vez, Mantega foi sitiado no restaurante Trio, na Vila Olímpia (28.6)! A calçada de Jô Soares foi pichada com ameaças de morte após ele entrevistar respeitosamente Dilma Rousseff. Tudo em Sampa! Como há fascistas declarados na cidade de São Paulo, num é?!

Mantega caiu em si: “Não podemos permitir que se instaure entre nós esse espírito autoritário. Atitudes como essas são perniciosas para o convívio democrático” (“Guido Mantega: intolerâncias fascistas”, “FSP”, 5.7.2015). Comenta-se que processará o empresário que o agrediu no Vila Trio. Espero, porque, como não dissemos nada até agora, os fascistas do discurso passaram às bombas. É o que exibe o ataque ao Instituto Lula em 30 de julho passado.

A presidente Dilma tuitou: “A intolerância é o caminho mais curto para destruir a democracia”. “Jogar uma bomba caseira na sede do Instituto Lula é uma atitude que não condiz com a cultura de tolerância e de respeito à diversidade do povo brasileiro”. Foi pouco! A lenda viva do PT, Lula, reverenciado no mundo inteiro, corre risco de vida por conta do ódio de classe, e o governo do PT economiza palavras?

Nós e Dilma precisamos decorar os versos de “No Caminho com Maiakóvski” e introjetar os versos do poeta russo em “Adultos”: “nos demais – eu sei,/ qualquer um o sabe –/ o coração tem domicílio/ no peito./ Comigo/ a anatomia ficou louca./ Sou todo coração –/ em todas as partes palpita.” (Vladimir Maiakóvski – 1893-1930).

Há recrudescimento do ideário fascista com vestes conservadoras medievais, beatice (católica e evangélica) e dupla moral. Urge buscar na inspiração dos poetas o poder da iniciativa de se indignar com os fatos e a interpretação distorcida deles, que registra inegável manipulação para minimizar o ocorrido: “Instituto Lula diz que foi alvo de ‘ataque político’” (“Estadão”, 31.7.2015).

Não é que o Instituto Lula diz! Em 2015, ocorreram três atentados com bombas contra o PT no Estado de São Paulo! Na sede do PT em Jundiaí (15.3) e em São Paulo (26.3); e na sede do Instituto Lula (30.7). Será que o PT está “Esperando Godot”?

 Leia também:

Raimundo Bonfim e Julian Rodrigues: Reação ao avanço conservador virá da militância 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edgar Rocha

Mas, perdoe-me a Fátima Oliveira por fazer as vezes de joão-sem-braço, de advogado do diabo e, exercitar o direito de colocar-me no lugar dos que ainda não gritaram porque não conseguiram ouvir o grito dos que agora sofrem o vilipêndio infringido pela direita.

Primeiro, não vejo aquilo que a senhora definiu como “recrudescimento do ideário fascista” tendo assumido a imagem moralista “com vestes conservadoras medievais”. Muito pelo contrário! O que podemos chamar de recrudescimento do ideário fascista, na minha opinião, tem assumido vestes vanguardistas e uma aura revolucionária que o coloca como contraponto a imagem igualmente forjada de um conservadorismo com traços coloniais e medievais. Imagem esta atribuída justamente ao Governo e a seus defensores. No teatro político atual, o monstro conservador e avatar do atraso é o petismo e seu Governo.

Temendo ter de assumir a carapuça que tentam colocar à cabeça, o Governo se contrai, acuado, reticente, evitando ações que possam ajustá-lo, mesmo que superficialmente, à imagem de ditadura lulopetista-bolivariana-neobolchevique, justificando uma interferência externa ou apoio internacional contra si, como ocorreu em outras regiões do mundo.

Por último, vem a questão principal que explicaria esta sinuca de bico em que o governo se meteu: como chegaram a este ponto, sem que a população – sequer seus eleitores – agissem? Acredito que o comprometimento com certos “mal-feitos”, ainda que anabolizados pela mídia PiG justifique até certo ponto sua imobilidade. Mas, como podemos ver, os excessos e atropelamentos judiciais vão muito além do que o Estado de Direito pode permitir atacar ao Governo. A razão por apanharem calados, mesmo sabendo que sofrem injustiças, talvez esteja nas idiossincrasias entre a defesa da democracia, tão apregoada por toda a esquerda, e a prática inescrupulosa de se fazer política, adotada com vistas unicamente de alcançar as instituições e obter poder institucional. Uma destas práticas, na minha opinião, é a de usar as bases – sempre as bases – como força motriz para garantir acordos e negociações à revelia do discurso ou dos objetivos anteriormente evocados como mote para obter apoio. Uma vez conseguido o acordo por cima, as reivindicações de baixo são abafadas, na certeza de que os idiotas da base continuarão a servir de inocentes úteis quando for necessário sem obter as conquistas que os motivaram à luta. Agora, os caras apanham de todo lado, e fazem muxoxo pro povo, pra militância, pros movimentos, esperando ser salvos ou cooptar a “força das ruas” pra negociar um afrouxar do laço no pescocinho curto do Lula ou da Dilma. Eles sabem que não se construiu uma democracia de fato, que as instituições não são mais que instrumentos de controle social ou oportunidade de ascensão aos “pragmáticos”. Que o diga a PF, tão adulada, o judiciário, entregue de bandeja aos opositores, a mídia, mantida à pão de ló pelo governo, só pra não bater tão forte! O PT e suas lideranças esperam que o povo vá salvar a Dilma, sem que ela reaja. Por pura peninha. O Lula pode ser preso e não há um único setor institucional – nem os sindicatos! – com força moral pra chamar o povo em sua defesa.

O povo já sofre com os abusos destas mesmas instituições que hoje atacam o governo desde antes do governo do PT, mas continuou sofrendo sem ser ouvido ou protegido por nenhuma representação da esquerda. Abuso, todo brasileiro mediano já sofreu e sofre. Mentiras sempre foram pregadas, escondendo-se o autoritarismo de Estado com as bênçãos do Governo petista (o caso do Pinheirinho, com a postura de “comam brioches” da Dilma foi um clássico desse elitismo).

Articulou-se desde o princípio com os setores mais canalhas e improdutivos do país, na esperança de anular sua virulência, pela via da tolerância ao fascismo cotidiano que nunca saiu de cena! Roubaram as flores de nossa casa e quem disse algo, morreu! Pisaram em nossas flores, e quem disse algo, morreu! Mataram nossos cachorros, e quem reclamou, morreu! E se morreu, foi porque quem poderia ter feito algo, calou-se! Quem jurou que, se eleito, iria gritar junto, calou-se, quem disse ser representante dos que gritaram, calou-se solenemente!

Não é o povo que se calou! O povo sempre sofreu, denunciou, exigiu o cumprimento do que foi prometido, e foi calado – EM NOME DA CAUSA, EM NOME DA GOVERNABILIDADE, EM NOME DA DEMOCRACIA – PORQUE NÃO ERA O MOMENTO!!!!!
Agora querem que o povo grite em sua defesa?! Em defesa da democracia que nunca existiu nas periferias, em defesa das liberdades que sempre foram direito apenas à classe média e aos centros que hoje roem a corda, não tendo sequer votado na Dilma????

Uma coisa é fato: se o povo sair às ruas pra defender a democracia, conseguirão, quando muito, defender o Governo Dilma e evitar seu impeachment. Isto é bem diferente de se garantir o retorno ao estado democrático. Uma vez garantido o governo aos que foram eleitos, estes não farão mais que se equilibrarem nas cordas, afundando cada vez mais a democracia, suprimindo direitos, ignorando as “flores arrancadas”, pra manter-se vivo! A democracia e o estado de direito serão destruídos do mesmo jeito, a fim de se evitar segunda investida fascista. Não há a menor possibilidade de uma defesa da Dilma se converter numa defesa à democracia! Ela não vai dar o “cavalo de pau’ em favor dos que a defenderam.

Vão esperando o povo sair à rua pra defender o PT sentados, ganhando bomba na cara sem abrir a boca.

Urbano

A manada da oposição ao Brasil o que tem de… vou maneirar… de inocente tem de inocente…

mineiro

é porque esse partido miseravel sem vergonha, nos envergonha. é disso que todo mundo ta falando , da covardia desse partido miseravel bundao e sem vergonha. um partido que deixou os seus ser fuzilados , como deixou no episodio do mentirao , para min nao merece nem respeito e nem credibilidade. esse pt , junto com o lula , que tambem tem culpa no cartorio , mas esse ai dai , que diz ser pres. do brasil , nos envergonha, de tanta covardia. vende ata mae para governar e governar deveria ser sinonimo de luta , de espreita, de uniao , da luta de classes, do povo contra a elite, dos trabalhadores contra os patroes, dos sem terra contra o latifundio. isso sim seria governar , e nao ficar de joelho e arreganhando os dentes igual faz essa morta viva covarde , salafraria quando aparece no pig. e covarde sim , é culpa do pt bundao , do lula e desse poste de pres. o povo tem que por os pingos nos is.

Molina

O que vocês pretendem então? Que o PT articule um golpe de Estado e crie uma nova Venezuela?

    José de Almeida Bispo

    Agora é tarde, Molina! Agora é torcer por um milagre. Porque nem golpe teria com quem dar.
    Enche o saco essa coisa de seguir manuais.

Andre

“como não dissemos nada até agora, os fascistas do discurso passaram às bombas. É o que exibe o ataque ao Instituto Lula em 30 de julho passado.” Certamente essa é uma atitude fascista e deve ser condenada.

Mas apontar o dedo para culpados sem o devido processo de investigação também é uma atitude fascista. Não se pode julgar ninguém em um tribunal de excessão com execração pública sem o devido processo legal sem que se esteja tomando também uma atitude fascista. E infelizmente essa é uma prática comum de grupos que apoiam o governo.

A condenação do ato e a prevenção são necessárias, mas a cautela nesse caso também é bem vinda.

Romanelli

colega não complica ..o mal que afeta os antigos militantes do PT – aos que ainda tem consciência – chama-se VERGONHA ..vergonha pelos desvios, erros, pela palavra empenhada, pela traição praticada, pela incompetência exposta, pela falta de respostas e de resultados, pela perda de muitas das conquistas, pelo desprezo ao tempo e a vida, aos sonhos e esperanças vendidas por décadas às famílias ..enfim, pelo choque de realidade que escancarou-nos o verdade do carater e limitação conceitual de muitos dos nossos líderes ..só isso

    Sérgio

    Vergonha, indignação, desilusão e o sentimento de termos sido traídos, todos nós que ajudamos a fundar este partido. 12 anos que poderiam ter mudado nosso País. Num balanço superficial, o que realmente foi feito? Educação de primeira qualidade no ensino fundamental, não foi. Reforma política, não foi. Os banqueiros e empreiteiros agradecem. A mídia concentrou-se mais ainda em meia dúzia de mãos (as mesmas). Deixamos de ser exclusivamente exportadores de commodities? A favenzala mudou de endereço? Não, continua lá, assim como a Casagrande continua do mesmo e jeito e no mesmo lugar.
    E ainda nessa última hora, essa senhora Dilma quer e faz com que os miseráveis de sempre paguem a conta? Isso é ser esquerda? Quando o PT chegou ao poder, Suassuna dizia: – Não, a esquerda chegou ao governo, mas não ao poder.¨ O poder continuou onde sempre esteve. É só ver o que está acontecendo nesses últimos meses para confirmar o que nunca deixou de ser.
    Até o próximo dia vinte, se nada de novo surgir no sentido de virar mesmo à esquerda, é o fim. O fim do sonho arduamente construído.
    Nós, da velha e da nova militância, ainda temos essa última esperança para podermos, mesmo traídos e desiludidos, retomar o antigo caminho.

FrancoAtirador

.
.
Enquanto esperava pacientemente a chegada de Godot
que espontaneamente traria o Estado de Bem Estar Social,
a Cúpula do PT, liderada pelos Paulistas Vladimir e Estragon,
resolveu ocupar o Tempo de Ócio da Conscientização Política
fazendo Convites ao Banqueiro Pozzo, Presidente da FEBANSP,
e ao Sindicalista Lucky, Chefe do Centro Único do Trabalho (CUT),
para Banquetes de Conciliação de Classes, na Séde do Banco.
.
Após Uma Dúzia de Anos de Espera, chega um Mensageiro,
da Globo, informando que Godot perdeu o Trem da História,
aquele mesmo que Pedro, o Pedreiro, se cansou de esperar
enquanto via a Banda passar cantando coisas de Amor.
.
Diante da imprevisível, impensável e imponderável Notícia,
os Líderes Petistas de São Paulo, em meio ao Regalo do Jantar,
saltaram da Mesa de Mogno coberta com Toalha de Linho,
correram até as Janelas Envidraçadas e olharam para a Rua.
.
Perplexos, Atônitos, Desnorteados, tiveram por fim a Percepção
de que os Pedreiros, que estiveram o tempo todo lá na frente
esperando o dia em que pudessem fazer parte do Rega-Bofe,
haviam perdido a Paciência com os que lhes fizeram Promessas
de que o Banqueiro iria repartir com eles o Dinheiro do Lucro.
.
Então, para solucionar tão Grave Problema, os Petistas Paulistas,
inspirados em Noé, decidiram construir uma Arca de Aliança,
a que deram o Nome de União Democrática Nacional (UDN).
E reuniram toda Espécie de Animal que vivia sobre a Terra,
inclusive Tucanos, Raposas, Tubarões, Lobos, Cães e Porcos,
para entrar na UDN e fazer um Cruzeiro para a Alemanha.
.
E LA NAVE VA…
.
(http://www.boacompanhia.art.br/espetaculos/esperando-godot)
(http://www.cei.unir.br/artigo97.html)
(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0909200119.htm)
(http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/longa-viagem-para-a-eternidade-1659567)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também